Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comparação entre marcas de fraldas de pano

Primeiramente, vou colocar uma tabela com um resumo da minha avaliação. Quem tiver tempo e quiser saber mais coisas, leia o texto abaixo! Lá também tem links sobre onde comprar as fraldas de pano que eu testei!

No fim tem um esclarecimento sobre fraldas de pano e sustentabilidade!

Se tiverem perguntas, por favor, escrevam aqui para que eu responda na próxima postagem ou mandem um email para nossacasaenossafamilia@gmail.com
Marca
Tipo
Preço
Precisa deixar de molho
Conforto
Volume
Tempo de secagem

FuzziBunz
Perfect size
R$40,00
Não**
+++
++
Rápido
FuzziBunz
One size*
R$60,00
Não**
+
++
Rápido
One Size nova
Não vende no Brasil
Não **
+++
+
Rápido
Dipano
Fraldas Reutilizáveis (fechamento com Velcro)

R$48,00
sim
++
+++
Normal
Mamãe Natureza
Fralda básica

sim
+
+++
Normal
Morada da Floresta
Fraldas bebê algodão
R$32,00
sim
+++
++
Normal
Fralda bonita
Antigo, não fabricam mais
R$ 23,00 novo modelo tradicional
sim
++
+++
Normal
No item conforto as cruzes indicam menor (+) e maior (++++) conforto. No item volume as cruzes indicam menor (+) e maior (++++) volume.
*A marca FuzziBunz acaba de lançar um novo modelo de fralda One-size, que ainda não está disponível no Brasil, só nos EUA. Estou com 3 aqui para testar e assim que tiver o resultado, incluo na tabela. Já testei e incluí na tabela! ;)
**Nas instruções de lavagem, o fabricante sugere que se utilize água quente. Como minha máquina dispõe de água quente, eu utilizo. Não sei se a facilidade para lavar as fraldas é a mesma em máquinas que só lavam com água fria.
    


    Quando meu filho nasceu (Abril de 2009), eu tentei usar fraldas de pano. No entanto, uma combinação de fatores (mãe de primeira viagem, insegurança com os cuidados, bebê muito chorão, a fralda vazava e era muito volumosa) me fez desistir depois da primeira tentativa.
     Agora com minha filha, bem mais segura e tranqüila, com uma bebê bem mais calma e uma necessidade um pouco maior de cuidar do meio ambiente resolvi tentar novamente.
     A primeira coisa que fiz foi buscar na internet as opções. Descobri que são muitas e apesar disso ser uma boa notícia, pois indica que há um maior interesse pelo uso, eu fiquei perdida no meio das opções. Qual é a melhor fralda de pano? Procurei algum blog ou site que comparasse as fraldas, mas não achei. Acabei comprando de quatro marcas diferentes, além da marca que já tinha usado no meu filho e comparei. Vou então agora mostrar para vocês o resultado do meu teste.
     Queria deixar claro, no entanto, que essa foi a MINHA comparação, que levou em conta as minhas necessidades e as qualidades que EU acho importante que uma fralda tenha.
     Nas minhas andanças pela internet também descobri alguns detalhes sobre a lavagem das fraldas e sua absorção que fizeram diferença para que, dessa vez, eu tenha tido sucesso no uso das fraldas de pano. O grande detalhe parece ser que as fraldas de pano precisam ser lavadas algumas vezes para que atinjam seu maior potencial de absorção. Como na primeira tentativa, há mais de 2 anos atrás, eu lavei as fraldas somente uma vez, elas vazaram... Depois vou fazer um post com algumas dicas de uso e lavagem das fraldas.
     As fraldas de pano são vendidas em dois tipos de modelo: com diferentes tamanhos ou ajustáveis para todos os tamanhos. Algumas marcas dispõem dos dois tipos e o comprador deve escolher qual prefere. Outras vendem um tipo só.
     Antes de começar a comparar quero dizer que todas são lindas! E principalmente, todas são mais volumosas que as fraldas descartáveis. O que isso significa é que se seu bebê usa um body que já está justo com a fralda descartável, ele não vai caber nas fraldas de pano. Assim, se ele perderia uma roupa com 3 meses, agora vai perder com 2 meses e meio...

Eu testei as seguintes marcas: 

- A marca americana FuzziBunz, Perfect Size Small e One-size. Essa marca é vendida aqui no Brasil pela loja BBnatural http://www.bbnatural.com.br/categorias/10/Fraldas-de-pano/ Adorei a fralda Perfect Size, foi a minha escolha e foi onde investi em comprar mais unidades, depois de testar. Ela não é muito volumosa, dispõe de botões para ajuste das perninhas e cintura, separadamente, o que facilita o fechamento. Seca super rápido no varal e não precisa esfregar ou quarar no sol. Eu só retiro as partes sólidas do cocô (por enquanto cocô de bebê, já que minha filha tem 3 meses) com um pouco de água e esfregando de leve com uma escova de dentes velha e jogo na máquina. Não fica uma mancha. A fralda One-size, apesar de ter as mesmas características da anterior tem a vantagem de servir em bebês de diferentes tamanhos devido ao sistema de ajustes. Então é uma economia de dinheiro. Li também uma opinião no site Amazon, onde o comprador disse que essa fralda era a ideal para o bebê dele, pois o bebê tinha as cochas grossas. Assim, ele podia deixar as pernas ajustadas para um bebê mais velho e não apertar as cochinhas da criança. No entanto, o sistema de ajustes deles é um elástico caseado preso por botões. Esses botões ficam em contato com a pele do bebê e achei que ficam desconfortáveis. Por isso ainda prefiro a Perfect Size. As fraldas têm garantia de 1 ano! Tive uma ótima experiência com o fabricante também. Eu comprei mais unidades da fralda para entregar no hotel nos EUA, onde minha sogra se hospedou nas férias. Ela trouxe as fraldas para mim depois. Em 3 delas os elásticos nas pernas perderam a elasticidade super rápido. Entrei em contato com eles, desesperançada pois a achava que a garantia valeria somente pros EUA, numa terça-feira. Na quinta-feira eles me responderam que trocariam as fraldas e na segunda seguinte eles chegaram aqui em casa. Não pediram nota fiscal, não verificaram a compra ou o estrago das fraldas. Trocaram rápido e ainda me agradeceram por usar fraldas de pano. Melhor ainda me enviaram o novo modelo de fraldas One-size. Neste modelo os elásticos não entram em contato com a pele do bebê, parece que é menos volumosa e com maior capacidade de absorção. Vou testar e depois atualizo a postagem. Testei a nova fralda da Fuzzi Bunz! Aprovada! Os botões não encostam mais no bebê, o recheio é tão bom quanto o anterior em termos de absorção, mas é mais fácil de limpar e bem menos volumoso! Não sei se em bebês pequenos ela fica muito embolada, mas na minha bebê, que usou desde idade 3 meses, está ótimo.



- Morada da Floresta – depois da FuzziBunz (FB) a minha fralda preferida foi essa da Morada da Floresta. Ela se parece muito com a fralda da FB, não é tão volumosa como as outras. Tem botões para fechar a perna e a cintura em separado. No entanto demora mais que as FB para secar. Os recheios as vezes ficam manchados, é preciso colocar no sol. Tem os mesmos botões, de ajuste do elástico, que ficam em contato com a pele do bebê. http://fraldasecologicas.art.br/



- Dipano – comprei somente um modelo e eles têm vários.  Assim acho que convém que as pessoas testem outros modelos antes de concluir qualquer coisa. O modelo que eu comprei é de fechamento com velcro. Não gostei porque ou eu deixava certo na coxa e largo na cintura ou certo na cintura e super apertado na coxa. Também achei a fralda mais volumosa que as duas últimas e também preciso quarar no sol de vez em quando. http://www.fraldasdipano.com.br/produtos.php?cat=MTQ



- Fralda bonita – comprei fraldas dessa marca em 2008. Desde então o design das fraldas mudou, portanto a analise delas meio que pode ser descartada, já que não testei as fraldas atuais... Pode- se comprá-las nesse site. http://www.lojababyslings.com.br/fraldas-ecologicas-fralda-bonita/fraldas-por-tamanho/fralda-trad-light/fraldabonita-tradicional-light.html



-Mamãe Natureza – as fraldas dessa marca foram as que eu menos gostei. Não consegui montar direito. Ela tem um plástico por dentro e em algumas partes o plástico ficou em contato com o bumbum. Pode ser que o problema tenha sido o meu uso, mas como as outras são mais fáceis, fiquei com elas.  http://www.lojamamaenatureza.com.br/




Por último, gostaria de dizer mais algumas coisas com relação a sustentabilidade. Usar fraldas nacionais, de preferência fabricadas próximo à sua residência, é mais ecológico, uma vez que não se gasta tanto combustível no transporte. Além disso, o apoio a iniciativa nacional é sempre preferível, pois amplia o mercado aqui. Cabe a cada um avaliar os pontos positivos e negativos de usar as diferentes marcas, levando em conta essas questões, além da qualidade do produto em si. Como meus sogros estavam viajando de férias para os EUA, eu pedi que trouxessem fraldas de pano da FuzziBunz para mim. Assim, diminuiria a minha pegada de carbono, mas ainda assim não dei apoio a iniciativa nacional...

Algumas pessoas me questionaram se usar fraldas de pano não seria ruim para meio o ambiente, já que se gasta água em sua limpeza. Uma coisa que as pessoas se esquecem com freqüência é que a indústria gasta água na confecção de cada fralda descartável, assim como gastamos água a cada lavagem. Sendo assim, o consumo de água existe de qualquer maneira. A diferença é que usando fraldas descartáveis, você produz lixo! Lixo que demorará 450 anos para se decompor...

Como o post já está muito grande, depois faço outro com a comparação do dinheiro gasto nas duas alternativas (descartável x pano) e com dicas de uso e lavagem!

2 comentários:

  1. Já vi alguns dos site apontados acima e reparei que as fraldas tem uma camada interna de soft ou microsoft que é feito de poliéster, ou seja, deve conter bisfenol A que pode ser absorvido através da pele. O bisfenol A é um perturbador endócrino que modifica formação dos órgãos e em particular perturbe a fertilidade, em particular, masculina. A OMS fez um grande relatório sobre os disruptores endócrino em 2012. Por esta razão, não comprei para a minha filha. Procuro opções realmente sustentáveis baseadas em fibras naturais e vegetal. Encontrei algumas de algodão mas é difícil encontrar mesmo.

    ResponderExcluir