Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nossa casa mais verde - 1

"Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade."
Clarice Lispector   

Segundo a Teoria de Maxwell Maltz,  bastam apenas 21 dias para se criar um hábito. 

     Já faz algum tempo que venho mudando alguns hábitos a fim de tornar nossa vida e nossa casa menos impactantes para o meio ambiente. Seguindo o conselho da Clarice Lispector fui devagar, mudando uma coisa de cada vez e tentando mantê-la por pelo menos 21 dias até que se tornasse um hábito. Vou fazer então uma série de postagens contando as mudanças que fizemos aqui em casa. Quem sabe, você leitor, possa fazer na sua casa também!

1- Alimentação - quando meu filho mais velho começou a comer papinhas, senti necessidade de comprar alimentos orgânicos, para proteger meu pequeno dos efeitos acumulativos dos agrotóxicos. A forma mais barata de fazer isso é procurar uma feira de orgânicos próxima da sua casa! Aqui em Campinas, visito a feira aos Domingos, no Parque Ecológico. Enquanto faço as compras, as crianças vão ver o verde e os animais com papai! DICA 1: certifique-se de que os alimentos são realmente orgânicos, procure o selo! Dica 2: não tem tempo de ir à feira! Vários produtos entregam os produtos em casa! Também trocamos nosso leite longa vida pelo leite fresco (como o Leite da Fazenda) e passamos a fazer nosso iogurte em casa. Compramos frango sem hormônios da marca Korin. O ideal mesmo seria virarmos vegetarianos, mas essa é uma mudança para a qual não estou pronta, ainda!

2- Sacola ecológica ou retornável - essa é fácil e quase todo mundo já aderiu, né? Levar sua sacola para embalar os produtos é uma mudança fácil de fazer!

3- Jogo meu lixo onde? Essa é uma questão que leva muitas pessoas a continuarem a pegar as sacolinhas do supermercado e não usarem as sacolas retornáveis. Bom, para lixos secos (por exemplo de banheiro ou de papel), pode-se aderir às sacolas feitas de jornal. É super simples, é só fazer uma dobradura. Veja aqui. Para lixos "molhados", como os de cozinha, troque as sacolas de supermercado por sacos de lixo ecológicos, por exemplo os da Embalixo. Eu sou muito ocupado(a) para fazer os sacos de jornal e não tenho dinheiro para comprar esses sacos ecológicos. Bom, compre então qualquer saco de lixo. Por que? "Quem explica é Gerardo Kuntschik, professor do curso de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP): “os sacos para lixo comprados em supermercado são especificamente para esta finalidade. Eles podem ser feitos com uma mistura de material reciclado, usando outros tipos de plástico e até mesmo outras sacolas. Já os de supermercado não, pois como receberão alimentos precisam, por norma, serem feitos com matéria-prima 100% virgem”. Isso por si só torna os sacos de lixo mais adequados e menos danosos. " Esse texto foi tirado de uma matéria da revista Crescer. Para ler a matéria completa, clique aqui.

Hoje, 3 hábitos mudados! Em breve, publico mais 3!
Abraços
Mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário