Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bora ser feliz!

     Minha resolução de ano novo: ser mais feliz para fazer todos mais felizes!  

     Acredito que a felicidade seja um estado de espírito e que, para cultivá-lo, é preciso um trabalho mental. É preciso estar sereno, consciente de si e do mundo e fazer o bem. Para conseguir tudo isso, uma mente tranquila, descansada, é necessário. Para mim, mais importante que estar com o sono em dia é ter momentos de prazer no dia-a-dia. Isso me dá a energia e a clareza necessárias para trabalhar meus problemas e agir com sabedoria. O difícil é se permitir e se organizar para obter esses momentos de prazer.

     Vivemos numa correria sem fim. As mães então, não tem tempo para si mesmas. Não que cuidar dos filhos não traga prazer, mas é preciso fazer outras coisas...

     As vezes me pego sentindo falta de alguma coisa, sem saber o quê. Acabo me afundando nos doces. Aí sinto culpa e... me afundo nos doces... Parando pra pensar, acho que sinto falta de mim mesma. Sinto falta de fazer coisas que eu gosto. Desconto nos doces, de preferência chocolate, que ajudam a liberar endorfina. Mas, doces engordam, fazem mal para a autoestima, que por aqui anda muito baixa. Resolvi então acrescentar pequenas doses de alegria no meu dia-a-dia, simplesmente fazendo coisas que gosto. Para facilitar, resolvi fazer uma lista e deixar visível, assim posso olhar sempre e "me lembrar que eu existo"...rsrsrs. Além disso, para manter minha paz de espírito, preciso lembrar de todos os dias de beber mais água e repetir para mim mesma: eu consigo (diferentes coisas, depende do que estou precisando de força de vontade para executar. No momento, preciso repetir "eu consigo viver sem doces"), eu aceito (as coisas que não posso mudar), eu me desculpo (Ah! Aí é o dia inteiro, por tudo, me sinto culpada...). Esse é o meu mantra e preciso repeti-lo todos os dias.

     Bom, aqui vai a minha lista de prazeres e da frequência com que gostaria executá-los:
   
1- OUVIR MÚSICA. Sempre ouvi muita música, especialmente no trabalho. Parece besteira, basta ligar o som, mas quando vejo, já se passaram dias, semanas, sem que eu ouvisse música. Claro, escuto músicas infantis. Mas, por mais que coloque as de qualidade (Chico, Toquinho e etc), sinto falta de ouvir outras coisas... Quando? DIARIAMENTE.

2- CONVERSAR COM OS AMIGOS. Idem música. Sempre me lembro deles, sinto falta " mas eis que chega a roda viva e carrega a saudade pra lá". Então, ligar para os amigos, visitá-los e, se não tiver outro jeito, escrever um email ou recado nas redes sociais. Não vou dizer diarimente, pois não vou cumprir, então, fica SEMANALMENTE.

3- COZINHAR PRATOS NOVOS. Adoro cozinhar, especialmente pratos novos. Gosto de colocar em prática as coisas que aprendo no livro de Le Cordon Bleu que meu marido me deu. Isso, posso tentar nos fins de semana, quando ele pode olhar os pequenos para mim. Então, vou tentar QUINZENALMENTE.

4- LER. Claro que leio, diariamente, mas aqui me refiro a ler meus livros de ficção/fantásticos. Gostaria que fosse diariamente, mas sei que não consigo, então SEMANALMENTE.

5- CIÊNCIA. Como parei de trabalhar acabei me afastando um pouco, mas estou voltando a ler, mesmo que seja sobre obstetrícia. Na verdade não importa muito a área, desde de que seja pesquisa, tenha objetivo, resultado e me obrigue a raciocinar... Vou tentar ler SEMANALMENTE alguma coisa de ciência.

6- MEDITAÇÃO. DIARIAMENTE. Esse item é para meu bem estar! Algo que almejo a muito tempo. Me proponho, faço um, dois, três dias e depois nunca mais. Vou tentar de novo!

7- PASSEAR. Ver coisas novas descansa a mente e com isso a gente ganha pique, ânimo para o dia-a-dia, mesmo que não esteja fisicamente descansado. Quando? Pelo menos UMA VEZ POR MÊS.

8- FILOSOFAR. SEMPRE QUE DER. Aqui não posso estabelecer um prazo. Preciso dialogar para sentir que valeu a pena. Precisando de outras pessoas, não tem como ter prazo...

9- FUTEBOL DE SALÃO. TENTAR IMPLEMENTAR...Como? Vou procurar pessoas e lugares...

10- DANÇAR. TENTAR IMPLEMENTAR... Aula? Com marido, em casa mesmo?

11- APRENDER FRANCÊS. TENTAR IMPLEMENTAR...

     Por enquanto, é isso!
     E, você, quais as atividades que te deixam mais feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário