Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Molho branco de leite vegetal

     Estou sem comer laticínios há quase 7 meses. Não vou enganar ninguém, eles me fazem muita falta! Para tentar driblar a vontade, tenho tentado encontrar alguns substitutos. Tem sido bem mais fácil encontrar substitutos para os doces, mas para as comidas salgadas que levam laticínios é meio difícil. Em geral, o que dá para fazer é simplesmente omitir o leite, por exemplo fazendo um purê de batatas somente com batata, sal e um pouco de azeite. Mas não fica a mesma coisa, né?
     Ontem resolvi tentar fazer um molho branco usando leite de vegetais! Ficou bem parecido com o tradicional na aparência, mas o sabor, apesar de gostoso, é diferente! Mas recomendo! Pelo menos dá para variar um pouco...
    Primeiramente, segue a receita dos leites vegetais que eu fiz:

Leite de coco
Misturar a poupa de um coco (o maduro, não o verde, ok?) com a água dele e água fervente completando o volume para 500 ml. Bater bastante no liquidificador. Passar na peneira e num pano (pode ser uma fralda). Espremer bem para aproveitar todo o leite.

Leite de castanha de caju
Bater bastante no liquidificador 1 xícara de castanhas com 2 xícaras de água fervente. Eu usei direto, mas se quiser pode peneirar e passar no pano também.

Molho branco
Numa panela misturar duas colheres de sopa rasas de farinha de trigo com azeite. A quantidade de azeite é o suficiente para molhar toda a farinha. Eu coloquei de olho, mas deve dar de 2-3 colheres de sopa.

Dourar em fogo baixo mexendo sempre.

Apagar o fogo e adicionar aos poucos os leites vegetais quentes. Eu usei 150 ml de cada um (de coco e de castanha) e mais 100 ml de água.


Temperar com nós-moscada ralada na hora e sal.

Ainda adicionei umas 20g de tofu defumado ralado!


Voltar pro fogo baixo e mecha até ferver e está pronto!

Achei que ficou bem gostosinho!

O restante dos leites vegetais eu guardei no freezer. Vamos ver se descongela normal...


Nenhum comentário:

Postar um comentário