Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aprendi com meus filhos...

   Sempre escutei as pessoas dizendo que cada filho é diferente do outro. E sempre pensei cá com meus botões "Claro, ninguém é igual a ninguém". Mas hoje, com dois filhos, acho que eu consigo entender o que as pessoas querem dizer. É que uma coisa é saber isso logicamente e outra é vivenciar!
   
    Ter dois filhos te ensina qual a sua real contribuição nos "sucessos e fracassos" da maternidade. 

    Sabe aquelas birras que o filho do vizinho faz em público e seu filho não, e que te fazem ter certeza de que você é o melhor educador do mundo? O fato de o seu bebê ter andado cedo, falado cedo, saído das fraldas cedo, sempre ter comido bem (em quantidade e qualidade), ter enfrentado o primeiro dia de aula com desenvoltura e independência, ser polido, desde pequeno ajudar a guardar os brinquedos, e etc, reforçam o quanto você é uma boa mãe ou um bom pai? Essas coisas te fazem sentir que você faz um trabalho melhor que o outro pai/mãe cujos filhos não têm essas mesmas "habilidades"?
     
     Do lado oposto, você se sente mal, culpado, incapaz por não ter "conseguido" várias coisas que julgava importantes e fruto apenas da sua capacidade e determinação? O fato do seu bebê não ganhar peso bem e você achar que não tem leite ou seu leite é fraco, do seu bebê chorar muito e querer muito colo e as pessoas dizerem que você o mimou demais, dele não comer bem, não andar ainda, não falar ainda, não ter dentes ainda, estranhar outras pessoas, dormir mal ou dormir tarde, e etc te fazem sentir mal? Você acha que tudo isso é culpa de algum comportamento seu?  
Tweens, Teens, and their siblings 
     Eu aprendi muito com meus dois filhos. Porque enquanto um dorme bem, o outro não, enquanto um engorda bem, o outro não, enquanto um é independe, o outro adora colo, enquanto um é bravo, o outro é calmo, enquanto um chora muito, o outro quase não chora. Enquanto cada um é do seu jeito, e os jeitos são bem diferentes, eu percebo que meu jeito, minhas decisões, não tem tanto "poder", tanto "peso", quanto eu acreditava. Percebo que as personalidades são realmente diferentes desde o nascimento e, claro, que a mãe deles é a mesma, mas não age igual com os dois, pois o tratamento dado depende muito do estímulo deles. Isso tira um peso enorme das costas, tira a culpa, e permite que eu escute meus instintos, aceite que não tenho controle sobre tudo e que minha contribuição para os "sucessos e fracassos" é só parcial! Eu não sou nem tão boa e nem tão ruim como posso pensar (e podem pensar de mim também), sou apenas mãe! Aprendi isso com meus dois pequenos.

     E aqueles que têm um filho só, podem ficar tranqüilos, independente do que vocês possam fazer alguns bebês choram mais, engordam pouco, gostam muito de colo, tem dificuldade para aceitar a alimentação complementar, fazem muita birra, dormem mal e por aí vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário