Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bolo de chocolate sem ovo e sem leite

     Eu estou sem comer leite e ovos. Essa é uma dieta que acaba excluindo muitas comidas que eu adoro. Resolvi então adaptar uma receita de bolo, para variar um pouco o cardápio. Eu peguei a receita do bolo Peteleco no livro de receitas da Dona Zizi, pois é um bolo que não leva nem leite e nem manteiga originalmente. E adaptei para que não levasse ovos.A receita ficou assim:

- 2 xícaras de chá de açúcar
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo ( eu usei 2 de farinha branca e 1 de farinha integral)
- 1 xícara de chá de cacau em pó. A receita era com chocolate em pó, mas como este leva leite, troquei pelo cacau, mas ficou muito preto, talvez 1/2 xícara baste.
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de água fervente

E para substituir os ovos (que seriam 2): duas colheres de sopa de linhaça dourada triturada (eu trituro até virar uma farinha) hidratada. A quantidade de água é de 1/4 de xícara para cada colher de sopa. Então, usei 1/2 xícara de água. Deixe a linhaça com a água por uns minutinhos, ela vai ficar viscosa, como a clara do ovo, porém não transparente. Aí é só usar! Para saber mais sobre como usar linhaça para substituir os ovos clique aqui.

Modo de preparo: juntar a água, a linhaça, o óleo, o açúcar, o cacau e o sal no liquidificador e bater. Adicionar a farinha aos poucos e ir batendo. Por fim, adicionar o bicarbonato e o fermento, bater rapidamente ou misturar bem com a colher. Colocar em forma (eu usei aquelas de pudim) untada com óleo e enfarinhada. Assar em forno médio pré-aquecido.

3 comentários:

  1. Por que não está comendo leite e ovos?

    ResponderExcluir
  2. Que legal usar linhaça para substituir ovo! Dá certo mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Meu filho é alergico a leite e ovos, entao fica bem complicado restringi-lo a todos alimentos, principalmente bolos de chocolate... Gostei muito.

    ResponderExcluir