Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

Para combater pernilongos

Morro de medo da dengue e o apartamento que moramos vive cheio de pernilongos. Por incrível que pareça, mesmo no inverno. Sendo assim, já testei várias receitas para manter esses bichinhos longe da minha casa e da minha família. Não gosto de repelentes pois sou asmática e eles tendem a me dar crises. Nesse post de hoje vou falar sobre o que testei e se funcionou por aqui! Para saber de onde tirei a imagem e pegar mais dados sobre alguns dos produtos, é só clicar na foto em questão.


 Mata-pernilongo Elétrico

Este aparelho/lâmpada contra mosquitos funciona mesmo! Depois de um tempo usando ele aqui em casa resolvi dar uma olhada e ele estava cheios de pernilongos mortos grudados na grade. O único problema é que compramos somente um. Então, ele não é capaz de atrair os pernilongos da casa inteira.

 Esse sapinho impregnado de citronela promete manter os mosquitos longe do ambiente. E é isso, ele não mata, só espanta! Funciona, mas se coloco no quarto, vou ser picada na sala. Então, para ação total, melhor ter um em cada ambiente...
Kit 6 Espanta Mosquito Sapinho De Citronela - Outros Utensílios Domésticos

REPELENTE ELETRÔNICO KAWOA PARA MOSQUITOS, MOSCAS, FORMIGAS, - Repelente Eletrônico

 Esse é um repelente sonoro. Você coloca na tomada e ele emite uma frequência de som inaudível para humanos e que espanta os pernilongos. Eu comprei mais de um. Alguns estavam fazendo um barulho irritante e ainda levei algumas picadas, mesmo estando bem próxima a ele. Há pouco tempo ouvi dizer, mas não fui conferir a informação (faça isso se desejar), que a frequência que ele emite não repele todas as espécies de pernilongos, por isso que eu ainda levava picadas...
 A planta de citronela. Dizem que ter uma na varanda ou quintal ajudaria a espantar os pernilongos. Confesso que não vi diferença. Mas também se diminuir de 100 para 80 pernilongos, acho que não veria a diferença mesmo. Passei a fazer um chá com as folhas de citronela e passar no chão na casa. Espanta os mosquitos, mas por pouco tempo.
 

Tela Mosquiteira Com Velcro Contra Insetos - R$ 19,90 Por M²

 Telas com velcro. Achei ótimo! Moro em apartamento alugado e não tinha como mandar instalar aquelas telas de metal. Essas dão conta do recado, sem quebradeira ou grandes gastos. Defeitos dela: a vedação não é 100%, então ainda entra um pouco de pernilongo, mas diminuiu absurdamente a infestação que estava aqui. Outro contra é que, as vezes, quando você vai soltar a tela, ao invés do velcro abrir, a tinta da parede sai grudada na dupla face. Mas, como já coloquei quadros nas paredes, e vou ter que pintar antes de sair, não me importei muito!
 Repelente de tomada com casca de laranja! Adorei! Funciona, não dá alergia e é barato! Desvantagem, quando a casca de laranja começa a queimar, já não funciona mais, e isso acontece depois de 1-2 horas. Também não dura a noite toda.
 

 JJ inativa  - Repelente - Repelente InfantilJJ inativa  - Repelente - Repelente InfantilJJ inativa  - Repelente - Repelente Infantil

 Loção anti mosquito da Jonhson&Jonhson. Gostei, espanta os mosquitos, não deu alergia nos membros da nossa família e pode ser usada por bebês a partir de 6 meses. Desvantagens: dura somente 4 horas, então não protege a noite inteira. Tem que testar se você ou seu bebê não tem alergia. É melhor passar um pouquinho, na canela, e ver se dá alergia antes de usar pra valer.
 Cravos no limão. É só espetar alguns cravos no limão e espalhar pela casa. Dura umas 4h ou enquanto o limão ainda estiver "molhado". Funciona, mas novamente não dura a noite toda.
  

Para acessar a fonte das imagens, basta clicar nas mesmas!


Esses foram os repelentes que testei aqui em casa. Também fiz, durante um tempo, sachê de citronela. Basta pingar óleo essencial de citronela em sagu e colocar em saquinhos de tecido e espalhar pela casa. Como o sapinho, o efeito é de espantar os pernilongos e dura enquanto o cheiro durar. A vantagem do sachê sobre o sapinho é que você pode pingar mais gotinhas quando o cheio tiver terminado. O sapinho tem que ser descartado...

Outra coisa que vi na internet, mas que ainda não testei, é um produto natural feito com cravo e citronela, para passar no chão. Quem quiser, pode conferir aqui. Parece muito bom e serve para vários insetos! Um dia vou fazer e experimentar.

Bom, aqui em casa, atualmente, tenho feito um pouco de tudo. Temos as telas na porta da varanda, na janela da área de serviço e na janela do quarto. O resto da casa fica constantemente fechado. Coloquei a lâmpada na sala. No quarto tenho o sapinho e/ou o limão e/ou a laranja no repelente de tomada e/ou sachê de citronela. A ideia é que o mosquito, que por algum motivo conseguiu entrar na casa, vai fugir do quarto, por causa dos repelentes, vai para a sala ser atraído pela lâmpada e morrer. Além disso, passamos a loção anti-mosquito no Miguel e colocamos mosquiteiro na Liz. Ainda assim, de vez em quando alguém leva uma picada. Quando é Mig ele fica super "encalombado". Aí é passar uma pomada e rezar pra não contrair dengue!

Espero que ajude vocês!
beijocas














sachet

cravo no limao



4 comentários:

  1. fofa vc ajudo dmais, n aguento esses pergnilongos, tanto no meu trabalho como em casa, minhas pernas estão todas marcadas, vou tentar usar algumas dicas, vlw mesmo

    ResponderExcluir
  2. Olá, a unica informação errada é que, se você realmente comprou o sonoro você foi enganada, nenhuma especie de mosquito é espantada por ruido sonoro, isso ja foi testado em laboratório e o efeito neles são nulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação. Realmente, eu não sabia.

      Excluir
  3. Muito legal vc nos ajudar a ter uma noite mais tranquila, gostei muito, beijocas para vc também.

    ResponderExcluir